[Resenha #35] Bruxos e Bruxas (James Patterson e Gabrielle Charbonnet)

James Patterson
Nome: Bruxos e Bruxas


Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet


ISBN: 9788581632216


Editora: Novo Conceito


Páginas: 286

Sinopse: No meio da noite os irmão Allgood – Whit e Wisty – foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino dessses jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o Regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de 18 anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, como os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo o que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos Whit e Wisty lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.


Escolhi iniciar o ano por essa leitura, pois este é um livro que já estava a um tempo parado na minha estante (aproximadamente um ano). Iniciei a leitura deste livro sem grandes expectativas, o que foi bom já que não me decepcionei, mas também não me surpreendi com o enredo.
Whit e Wisty são adolescentes que vivem uma vida normal até que em uma madrugada tudo muda e, eles são presos em sua casa acusados de bruxaria. Essa acusação mostra-se verdadeira já que os irmãos realmente são bruxos poderosos. Entretanto apesar de todos (quando digo todos quero dizer pais, amigos e governo) saberem dessa pequena peculiaridade dos irmãos, os mesmos não fazem a menor ideia dos poderes que possuem. Esses poderes vão sendo descobertos ao longo da narrativa.


 Os capítulos são narrados tanto por Whit quanto por Wisty o que acaba por mostrar a visão de ambos sobre os acontecimentos em que estão envolvidos. Neste primeiro livro acompanhamos o processo de descoberta de seus poderes bem como de seus papéis para a salvação da população que vive sob uma ditadura cruel e violenta na qual são proibidos livros, músicas assim como também a magia. Quem é pego desafiando esse governo é punido de forma extremamente violenta e sádica.

                 
James Patterson


Os autores fazem alusão a ícones da nossa cultura literária como por exemplo: Harry Potter e Percy Jackson, todavia modificaram seus nomes para “Harry Podre” e “Percival Johnson” e  traz também referências a cultura musical.


“Cresci com meus pais colocando todo tipo de música para tocar lá em casa: coisa antiga, coisa nova, música clássica, blues, jazz, rock, pop e até hip-hop. Estou falando: tudo mesmo, de Toasterface a Ron Sayer, passando pelo Lay-Z. Carão Vermelho e Bazuza ao Raul Queixas.”


Desculpem-me, mas se tem algo que me incomoda é quando o tradutor não é fiel ao texto original e faz modificações na obra. Para qualquer bom entendedor Carão Vermelho,  Bazuza e Raul Queixas seriam respectivamente Barão Vermelho, Cazuza e Raul Seixas, ícones do rock brasileiro e não americano, como são os protagonistas deste livro.


Voltando a falar dos protagonistas os mesmos não me convenceram como os Grandes Salvadores que o livro nos traz. Ambos são imaturos e egoístas sendo que em mais de uma passagem do livro Misty, quando colocada em situações em que corre perigo ou se sente ameaçada, mostra a língua para o seu oponente, o que nos demonstra grande grau de imaturidade.


O livro mostrou-se uma leitura rápida e fácil uma vez que seus capítulos são curtos e intercalados pela visão dos acontecimentos de cada irmão. Ao mesmo tempo, talvez por esse mesmo motivo achei que faltou aos autores aprofundarem mais em alguns detalhes que explicariam melhor os acontecimentos e sentimentos dos personagens. Espero que nos próximos livros isso seja explorado melhor. Como um bom livro para se ler em uma tarde no lugar da Sessão da Tarde, recomendo a leitura, principalmente aos jovens que vão gostar da aventura. Pretendo continuar a leitura da série na esperança de que todas as pontas soltas sejam amarradas e que os protagonistas emadureçam e assumam seus papéis de Salvadores.


Classificação
(Bom)

21 comentários:

  1. Este livro também ficou parado na minha estante durante um bom tempo... Comecei a ler e não gostei, tenho que reler logo logo... Espero que dessa vez eu "entre" na leitura. Tenho também a continuação "O dom" aqui.
    Gostei da sua resenha e a opinião super sincera.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érick, espero que quando você pegar novamente o livro consiga terminá-lo. Assim como você também tenho o Dom e pretendo lê-lo logo com a esperança de mudar minha opinião.
      Abraços

      Excluir
  2. OLá!
    Nossa, o meu exemplar desse livro também está abandonado em um canto da minha estante há um tempão. Quando a NC lançou eu até que fiquei curiosa (principalmente por conta do marketing feito pela editora), mas após tantas resenhas negativas eu desanimei um pouco.
    GENTEEE, que coisa estranha essa tradução, hein?! Gostaria de saber quais bandas são citadas no texto original.
    Torçamos para que os protagonistas amadureçam nos livros eguintes, né?!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, espero do fundo do meu coração que os protagonistas amadureçam e que eu me envolva com a história e consiga ler todos os livros da série Não gosto de deixar séries pela metade.kkk

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Flor! Tudo bom?
    Eu tenho o segundo volume, ganhei de aniversário, mas claro que não li, pois o primeiro não tenho, pretendo comprar, só não sei quando, mas vou aproveitar sua resenha para me incentivar! O primeiro livro as vezes sempre tem o costume de decepcionar os leitores, estamos sendo apresentados a história, e é quase sempre igual o que acontece nessa época em que pessoas são acusadas de bruxaria e acontece a caça. Confesso que esse tema me interessa e intriga, questionando os motivos para uma ditadura tão cruel, gostei do fato dos capítulos estarem intercalados, nos dando a oportunidade de aproximação com os protagonistas, não apenas um..
    Vamos esperar que o próximo volume traga toda aquela emoção que estamos esperando dessas histórias que envolvem magia, gostei muito da sua sinceridade ao escrever a resenha, e como você, vou tentar começar a leitura sem grandes expectativas!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, pretendo ler logo o segunda volume exatamente para ver se explica melhor a questão da ditadura e da caça às bruxas. Leia sim o livro, quem sabe você goste. Que bom que gostou da resenha.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Marina!
    Então, eu fiquei com esse livro na gaveta um bom tempo e confesso que depois de ler resenhas e ver o povo comentar sobre ele algo parecido do que você disse aqui, eu desanimei.
    Detesto personagens imaturos, e confesso que não gosto muito de me decepcionar com livros. Então eu evito. Sei que pode ser errado e que, de repente, eu possa perder uma boa leitura, mas prefiro evitar a fadiga. rsrss
    Adorei a sua resenha, nós leitores precisamos disso, sinceridade, né!?

    Beijinhos
    Jaque - Prazer, me chamo Livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que te desanimei Jaqueline, não foi essa minha intenção. Mas como você mesma disse acho importante ser sincera sobre minhas impressões a respeito do livro.

      Beijos

      Excluir
  5. Marina lindona temas com Bruxas, Bruxos sempre me chamaram atenção e lendo algumas resenhas desse livro fui me desmotivando a ler, o enredo se perde um pouco pelo que andei lendo , os protagonistas pelo jeito também não te convenceram,por isso vou esperar mais um pouco para iniciar a leitura desse livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, assim como você também gosto muito de livros com essa temática mas, não desanime. Quem sabe você acaba tendo uma opinião diferente da minha e adore a história, né?

      Beijos

      Excluir
  6. Oie,

    Eu tenho uma amiga que é louca pra ler essa serie, eu viu esperar ela comprar os livros, daí vou pedir emprestado pra ler. A série não me chama atenção e lendo sua resenha a vontade de ler só diminuiu, não gostei da mudança, fica meio estranho, mas uma coisa a se falar são as capas elas são lindas, se fosse pela capa com certeza eu leria esse série.

    Beijinhos
    Mayla

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina!!!!!
    Então, li esse livro faz um tempo e sinceramente achei muito ruim, hehehe, nem li os outros pois não quis perder tempo com eles. Também achei os protagonistas imaturos e nenhum me encantou.
    Acho o tema bem interessante, mas para mim não foi bem explorado pelo autor.
    Enfim, espero que tu goste dos próximos livros, eu passo =p
    Beijokas ^^

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Nossa você é a primeira pessoa que eu vejo que achou esse livro bom :D
    Todas as pessoas que começavam a ler diziam que o livro era desanimador. O enredo realmente parece ser muito bom, mas mesmo assim eu não tenho vontade de lê-lo. Acho que é por conta de todas as outras resenhas. E não entendi o motivo de mudar o nome dos cantores :/
    hahaha
    Curti sua resenha! Mostra que um livro pode desagradar algumas pessoas, mas também pode agradar ^.^
    bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Marina, gostei de saber que como começou a leitura sem expectativas acabou gostando dela, as ultimas resenhas que vi deste livros foram todas negativas ou beirando isso, mas mesmo assim a historia parece ser muito boa e eu estou curiosa para lê-la.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Oi Thay, conheço esse livro mas sinceramente não tenho vontade alguma de ler. Até curto livros de aventura, mas esse não me chama atenção. Quem sabe um dia eu mude de idéia.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá =)

    Eu li o primeiro e o segundo da série, confesso que entre os dois esse foi o meu favorito. Gostei da introdução e do tema, mas a história não me prendeu tanto. Não gosto de livros com dois autores, mas achei que eles conseguiram intercalar bem quase imperceptivelmente, coisa que não acontece no segundo. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem?

    Acho que é meio unanime que esse livro não agrada a blogosfera huahuahuahua Acho que nunca vi um blog dando mais de 3 estrelas para a série =P. O livro não me chama a atenção.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu tinha até que uma pequena curiosidade sobre esse livro e a série, mas depois acabei desanimando bastante, só vi comentários negativos e como o livro não é do gênero que costumo ler, eu acabei dispensando completamente a leitura. Mas gostei bastante da resenha, achei engraçado a alusão que os autores fazem, assim como você também fiquei bem incomodada com o fato da tradução não ter sido fiel ao texto original, os personagens serem imaturos e egoístas só me fizeram ficar mais desanimada com o livro ainda. Enfim, depois da sua resenha eu decidi que não irei arriscar ler essa série, acho que não iria gostar dela.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem???

    Depois de várias resenhas um pouco negativas, uma amiga me disse que eu iria gostar, porém lendo a sua tenho certeza de que não vou... a sua resenha me falou exatamente aquilo que precisava saber para ter certeza... pelo jeito os personagens são bem imaturos e no livro tem muitas pontas soltas... eu li a sinopse e o primeiro capitulo e não me prendeu, então essa dica eu vou passar. Xero!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu tinha vontade de ler o livro, mas o tempo foi passando e desisti. Não é uma história que fique desesperada para ler, mas quem sabe pra frente goste do livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu já li esse e achei chato demais, nada do que eu imaginei, adorei o blog, já estou seguindo!
    Obrigada por participar do Desafio!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D