Hogwarts x Magisterium - Parte 1: Conheça as semelhanças

Olá leitores!

Pra quem ainda não conhece, o Magisterium é uma escola de magia onde jovens magos entram para aprender a controlar seus poderem mágicos. Trata-se de uma série de livros composta por 5 livros e escrita pela Holly Black e pela Cassandra Clare, autoras de A Menina Mais Fria de Coldtown e Instrumentos Mortais. 

Li uma matéria onde a Cassandra Clare afirma que apesar das semelhanças com Harry Potter, são histórias completamente distintas e ao final de Desafio de Ferro o leitor não tem a sensação de que as histórias são semelhantes.  

Eu discordo da autora, cheguei ao final do livro com uma sensação ainda maior de inspiração em Harry Potter. Então resolvi escrever o post para apresentar as semelhanças entre Hogwarts e Magisterium, não tenho o intuito de dizer que uma história é melhor que a outra.  

Atenção: Procurei escrever o texto sem apresentar spoillers do Desafio de Ferro, mas existem algumas revelações pequenas sobre a história (nada que vá estragar as emoções da leitura). Para quem nunca leu Harry Potter, a leitura desse post contém muitos spoillers. 






Tanto Call quanto Harry sobrevivem a uma tragédia quando eram ainda bebês e ficam com uma marca após o acontecido.
HP: Os pais do Harry morreram tentando defendê-lo do Lorde das Trevas, o bebê é o único sobrevivente do ataque fica com uma cicatriz na testa. 

DF: Vários magos estão escondidos em uma caverna quando são atacados por tropas do Inimigo da Morte, todos morrem com exceção de Call, que tem a perna quebrada e mancará para o resto da vida. 

Call, Tamara e Aaron são os personagens principais da história, um trio assim como, Harry, Hermione e Ron.
Tamara e Ron vem de familia mágica, Aaron e Hermione tem origens não mágicas, Call e Harry foram de alguma forma afastados da magia (por coincidência, ambos são os personagens centrais). 

Divisão dos alunos na escola. 
HP: Os alunos são divididos em casas, cada casa tem sua Sala Comunal e área reservada para dormitórios, acessada através da Sala Comunal. Refeições são feitas no Salão Principal com todos os alunos juntos. 

DF: Os alunos são divididos por Mestres, existem espaços compartilhados apenas por alunos do mesmo mestre, os dormitórios ficam nesse espaço compartilhado. As refeições são feitas no Refeitório com todos os alunos juntos. 

Ambos os vilões eram bons alunos e temiam a morte.
Não foram dados muitos detalhes sobre o Inimigo da Morte, mas ao que tudo indica, ele seria um bom aluno na época em que frequentou o Magisterium, além disso ele temia a morte. Assim como Voldemort, que era um aluno exemplar até se engraçar com as artes das trevas e temia tanto a morte que decidiu fragmentar sua alma.

A famosa cena na enfermaria
Em alguns livros de Harry Potter, após grandes emoções, aventuras e derrota do mal, Harry acorda na enfermaria, ou passa pela enfermaria para tratar de seus ferimentos. Em Desafio de Ferro acontece o mesmo, Call na enfermaria após altas emoções. 

O ponto mais semelhante entre as histórias acontece no final do livro e na verdade é um grande spoiller, como eu não quero estragar a surpresa de ninguém com o livro. Caso você já tenha lido O Desafio de Ferro, clique aqui e leia meu comentário sobre esse trecho. 

Gostei bastante do Desafio de Ferro e estou ansiosa pelo lançamento do próximo livro,  a história é envolvente, agradável e acabou de uma forma eletrizante.

E ai? Já você já leu o Desafio de Ferro? Concorda comigo com relação às semelhanças com Harry Potter? Discorda? 

Deixe seu comentário. Bjos :*

4 comentários:

  1. Eu ainda não li e também não tinha grande interesse, mas como sou fã da saga Harry Potter e você apontou algumas semelhanças, creio que eu gostaria da leitura.

    Aliás, esse seu post me deu uma vontade de reler HP <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não, nem me interessava ler Harry Potter, mas com algumas resenhas que li, penso em começar a ler esse tipo de livro, é que sou bastante romântica e gosto de livros bem melosos rsrsrs.

    Obrigada pela dica :*

    ResponderExcluir
  3. HP e Magisterium são mágicos, parecem ser muito parecidos mesmo. BJs

    ResponderExcluir
  4. Achei semelhante também, mas antes de eu fazer um julgamento definitivo, prefiro ler os livros.
    Apesar de poder ser ou não parecido, eu me interessei pela história. Eu definitivamente gosto de Harry Potter, não vejo problemas em ler algo parecido, não se for tão bom quanto =) ...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D