[Resenha #50] "Norte e Sul/Margaret Hale" de Elizabeth Gaskell

Margaret Hale/Norte e Sul
Título: Margareth Hale/ Norte e Sul

Autor: Elizabeth Gaskell

Editora: Pedrazul

Classificação: 5 estrelas



Sinopse: MARGARET HALE nasceu em Helstone, um diminuto paraíso terrestre localizado no Sul da Inglaterra. Ainda muito pequena fora enviada pelos pais para viver com uma tia, em Londres. Mas, enquanto aprendia a ser uma dama refinada, ela se via distraída sonhando com os campos floridos de Helstone, com o ar puro e o céu azul, coisas quase impossíveis de visualizar na capital inglesa. Quando finalmente sua prima se casa, e Margaret é liberada para voltar à casa dos pais, em pouco tempo é forçada a deixar o campo, lugar que tanto amava e pelo qual tanto sonhara, e se mudar para a sombria e poluída cidade industrial de Milton, no Norte. Acostumada à doçura e idílio do sul, Margaret testemunha o mundo duro e brutal, forjado pela revolução industrial. Chocada com tantas diferenças, aos poucos a jovem começa a descobrir Milton, seus habitantes, o funcionamento das fábricas e as relações entre patrões e operários. Solidária com os pobres, cuja coragem e tenacidade ela admira e entre os quais faz alguns amigos, nossa heroína se choca com o belo John Thornton, um industrial do ramo de algodão, cuja rigidez e atitude insolente para com os trabalhadores ela tanto despreza. O confronto entre Margaret e Mr. Thornton é considerado uma reminiscência das desavenças entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, personagens de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. 



Olá queridos leitores,

                           
            Esse é exatamente o tipo de livro por quem sou apaixonada, é envolvente, instigante, inteligente, o tipo de livro que te faz querer ter vivido em outro século que não o nosso.
   
            Se vocês já conhecem Mr. Darcy e o amam, esperem até conhecer Mr. Thornton, um industrial que viva em Milton no Norte. Ele é lindo, inteligente, apaixonante, educado e fofíssimo. No início você não conseguirá ver tudo isso, mas no decorrer da leitura você ficará completamente apaixonada por ele.
         

             Miss Hale, uma jovem dama que vivia em Helston no Sul com seus pais, linda, inteligente, convicta de suas ideias e que amava o lugar onde morava, se deparou um certo dia com a proposta de seu pai de ir morar no Norte, um lugar que era o inverso do que ela amava.
         
              O livro não se baseia somente no amor que Mr. Thornton sente por Miss Hale, é um romance que retrata a Revolução Industrial na Inglaterra, mostrando o lado do patrão e empregado, as dificuldades que cada um passa, sim! Patrão também passa por dificuldades. Depois dessa leitura passei a ver os dois lados da coisa (antes somente um).
           
            É um livro que super indico, para quem gosta de livros detalhados mas não cansativos, romântico mas não meloso, esse é O LIVRO.  Espero ter deixado vocês curiosos o suficiente.


Ótima leitura e até breve!


4 comentários:

  1. Não sou muito chegada a esse tipo de livro, mas tenho que concordar que patrão tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito problema. Geralmente, muito mais do que os empregados. Por isso prefiro continuar sendo empregada a trabalhar no negócio dos meus pais hahahaha menos dor de cabeça!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nem a editora nem o livro, nunca li um livro de romance história, mas deve ser bom. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de livros de época, mas livros em que a personagem principal tem personalidade e se impõe é uma exceção.
    O fato dos debates/desavenças se assemelharrem com "Orgulho e Preconceito" tornou tudo mais interessante.
    Gostei dos personagens e não me incomodaria nadinha de surgir um novo Mr.Darcy =P.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante desse tipo de livro, e confesso que fiquei curiosa!

    Beijokas!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D