[Resenha #63] Lua de Larvas - Sally Gardner

Título: Lua de Larvas
Autor: Sally Gardner
Publicação: 2014
Páginas: 298
Nota: 4 estrelas

Sinopse: Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Quando seu melhor amigo, Hector, é de repente levado embora, Standish percebe que cabe a ele, a seu avô e a um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar a opressão permanente das forças da Terra Mãe. Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner.

Participo de um grupo no WhatsApp onde todos leem o mesmo livro e discutem a história durante algumas semanas. O que acho legal nesse grupo é que geralmente eu não conheço os livros escolhidos ou não estava pretendendo lê-los. 

Lua de Larvas se encaixa neste caso, trata-se de uma distopia, um país governado em um sistema opressor que faz de tudo para ser o primeiro a chegar a lua. É narrado sob a perspectiva de Standish, um menino com dislexia que acaba tendo inúmeros problemas na escola.

Achei o livro bem semelhante com 1984, eu sei, a maioria do livros distópicos são baseados em distopias clássicas, mas no caso de Lua de Larvas a semelhança vai além de serem duas distopias. Assim como em 1984, em Lua de Larvas temos de fato um governo controlador, que tenta oprimir os cidadãos. O foco do livro é a critica política e não um romance entre os personagens principais com uma realidade distópica como pano de fundo. 

O livro é curto, o início é bastante confuso mas a leitura flui bem e o livro é bom, diferentemente das novas distopias que temos no mercado literário (por exemplo, Jogos Vorazes, Divergente, etc), o livro não traz um casal, nem uma rebelião de um grupo ou a guerra no país. Na verdade, como já dito anteriormente, o livro mostra a saga de um país para se tornar o primeiro a chegar na lua e sua relação com seus cidadãos. 

Lua de Larvas é ideal para quem quer se aventurar no mundo das distopias mais críticas, como ele é mais fácil de ler o leitor não ficará perdido ou achando o livro excessivamente massantes (confesso que não curti alguns trechos de 1984, o livro é denso demais em algumas partes). Quem já leu 1984, provavelmente achará Lua de Larvas mais fraco, mas acredito que se envolverá na história e acabará gostando. 

Beijos, até mais!

1 comentários:

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D