[Resenha #67] Refúgio (Harlan Coben)


Título Original: Shelter
Autor: Harlan Coben
Páginas: 222
Editora: Arqueiro
Edição: 2012
Estrelas: 5


Sinopse: Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe em uma clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte , ele loga arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar , uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que levará a questionar a vida que acreditava ter. Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama .




Mickey nunca teve um lar fixo, os pais viviam viajando, faziam parte de um projeto beneficente, o Abrigo Abeona, assim, eles rodavam o mundo para ajudar quem precisava. O grande sonho de Mickey era fixar-se em algum lugar, e fazer parte do time do Basquete. Ouvindo os apelos do filho, Kitty e Brad Bolitar, pedem demissão e voltam para Kensington.


"Quando você salva uma pessoa, geralmente a está salvando de alguém [...] Se você está fazendo o bem, muitas vezes é porque alguém fez o mal."

Mickey Bolitar é um adolescente, bem típico mesmo, quer ter responsabilidades de adulto. Tá! Ele se sente responsável pela fatalidade que  matou seu pai, e deixou sua mãe abalada, que terminou indo buscar consolo nas drogas. Sem mãe e pai, ele vai morar com seu tio Myron, um homem que teve tudo para ter sucesso no basquete mas uma lesão no joelho fez com que sua carreira acabasse antes de começar. Mas ainda assim, na cidade de kensington, todos os recordes do basquete, pertencem a Myron Bolitar.

"O mal continua a existir. Sempre. Você pode combatê-lo, mas é impossível derrotá-lo por completo. Você deve se contentar com pequenas vitórias. Se tentar ir longe demais, pode perder tudo."

Em seu primeiro dia de aula, ele conhece Colherada e Ema (que não demoram muito para tornarem-se melhores amigos. E que amigos! Ema em primeira vista é bem estranha, mas tem um grande coração. Colherada é um amor. Sério! Por mais Colheradas no mundo). Ele também conhece Ashley, por quem ele se apaixona, começam um relacionamento e... tcham.. Ashley some, desaparece, e o pior, nem deixa rastros de que um dia sequer chegou a existir. Como confusão só presta se for muita, a Dona Morcega, uma velha sinistra, que mora no fim do quarteirão, em uma casa sombria, do nada, em uma manhã qualquer, abre a porta e grita "Mickey, seu pai está vivo." E agora?
Mickey, Ema e Colherada terão que correr contra o tempo para tentar encontrar Ashley, e acima de tudo, buscar pistas de que Brad ainda está vivo. A morte foi forjada? Ou não passou de um engano? Ou dona Morcega não passa de uma velha doida?

"O universo segue um fluxo determinado, um caminho que ele inevitavelmente precisa trilhar."

Não é segredo para ninguém que sou muito fã do Harlan, não é atoa que ele carrega o título de "Mestre das Noites em Claro". Ele consegue prender o leitor do início ao fim. Já tinha ouvido muito falar da série "Mickey Bolitar", mas sempre ouvia que os livros eram independentes, ou seja, não tinha interferência se começasse a ler pelo último. Enfim, ganhei "Refúgio" e fui ler, CARAMBA! Ainda bem que comecei a ler pelo primeiro, pois SIM, OS LIVROS SEGUEM UMA ORDEM CRONOLÓGICA, se não começar pelo primeiro, você PODE ficar perdido na história.

Você já leu algo do Harlan? Está esperando o quê? É incrível como ele me faz ficar um dia lendo, sem nem perceber a hora passar. As páginas voam. Voam tanto, que sim, já li os três livros do Mickey Bolitar, e sim, levei três dias para lê-los.

5 comentários:

  1. Confesso que nunca ouvi nada sobre esse livro e lendo a sinopse não esperava que ele fosse isso tudo. Realmente fiquei surpresa, não esperava que o autor fosse tão bom. Eu não li nada dele, ou seja, não li a série "Mickey Bolitar". Ainda bem que você apontou logo que é bom seguir a ordem cronológica, isso já evita que leitores desavisados comecem a ler algo já em andamento- se é que me entende.

    bju

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Eu nunca li nada do Harlan Coben, sempre ouvia várias pessoas falando absurdos de coisas boas sobre ele. Ai, eu vi Alta Tensão na biblioteca da minha cidade e peguei pra ler.
    Vou começar a ler esta semana provavelmente. Quero muito gostar.
    Foi a conta deu sair na rua com ele e as pessoas me paravam me perguntando se eu estava lendo, gostando e dizendo que eu iria amar.
    Ai fiquei tipo: Nossa este autor é muito foda!
    Estou cheia de expectativas e espero que não fique frustrada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Livros de suspense me deixam sempre curiosa para saber se o autor realmente escreve bem ou é só um aspirante à Sherlock Holmes...rsrs.
    Porém, da forma como você gostou da leitura, acho que vale a pena muito ler e como a leitura é fluída, o interesse pela história é consequência. Acho que vou colocá-lo na minha lista de compras e assim que ficar mais baratinho, vou comprar. Livros de lançamento são sempre caros e o Black Friday não demora a chegar. =D
    Obrigada pela recomendação!

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaynara!
    Nunca li nada do Harlan Coben e li pouco de suspense e mistério mas estou a procura de livro diferente e acho que posso começar por esse. Gosto de livros com uma leitura fluida, que consigo ler e esquecer da vida, terminar em um dia querendo mais. Vou coloca-lo na minha lista de interesses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaynara! Estou muito curioso para ler algo escrito pelo Harlan Coben. Após vários comentários positivos sobre as obras do autor resolvi comprar o livro O Inocente, porém ainda não foi lido. Fiquei curioso com O Refúgio, suspense sempre é bem vindo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D