[Resenha #71] ''O Circo da Noite'' de Erin Morgenstern

 

SinopseSob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham a cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


Crítica: Quem me indicou/emprestou esse livro foi a minha prima (ela vai ser citada muitas vezes aqui, pois ela me indica cada livro M A R A V I L H O S O), e posso dizer que assim que o vi detestei a capa e isso me fez ficar meio em dúvida se o lia ou não (nunca julgue um livro pela capa blá blá blá). Porém, tomei coragem e iniciei a leitura.

Confesso que nos cinco primeiros capítulos eu não fiquei tão animada com a leitura porque fui percebendo que o livro não é concentrado em um único protagonista e eu meio que nunca fui fã de livros assim. Muitas pessoas estão ligadas na história, o que me fez ficar um tanto quando enrolada. Mas aí, de repente, começou a acontecer umas ''paradas sinistras'' no decorrer da história e eu fui me animando e conseguindo me concentrar mais.

O resumo da história é bem simples: o circo passa por muitos lugares e Marco e Celia se apaixonam, o que acaba dificultando o jogo.

Vou confessar a vocês que O Circo da Noite foi a distopia mais estranha que eu já li. Isso me fez pensar: ''Nossa, essa Erin não bate muito bem da cabeça''. Pois é, o livro é bem confuso e você tem que se concentrar bastante em todos os detalhes para entender de verdade a história.

Como eu disse, há muitos personagens na história, e, além do ''romancinho'' de Celia e Marco, tem outra estória paralela: Bailey e Poppet.

O livro é bom. Você pode achar que a Erin é meio louca ou meio gênio. Eu descobri que ela é meio gênio. Recomendado ;)


  

4 comentários:

  1. Huuun fiquei super curiosa agora, ainda mais depois que você citou que "paradas sinistras" acontecem. Eu também não sou muito de gostar de livros que foca em muitos personagens pois temos que prestar bastante atenção mesmo. Mesmo assim, vou pensar se dou ou não uma chance a esse livro. E vamos ver o que penso sobre a Erin... :)

    bju

    ResponderExcluir
  2. Desde quando bati o olho nesse livro, eu fiquei interessada. Lembro que soube sobre ele na época de seu lançamento, porém, tinha acabado de ler Água para Elefantes e, então, pensei "mais um romance envolvendo circo". Quando li a sinopse, achei que realmente não fugia do tema "Água para Elefantes", só com um misticismo a mais.
    Pensei, pensei e acabei não comprando. Mas, posso dizer que se tivesse na biblioteca eu pegaria para ler. Se alguém me emprestasse, eu também leria - bem como foi com você e sua prima. =D
    Mas, ainda não achei na biblioteca e ngm me emprestou rs.
    Mas, agradeço por me lembrar que preciso ler esse livro!

    ResponderExcluir
  3. Bom, vi esse livro há muito tempo atrás, e havia me interessado. Porém, já vi muitas outras resenhas criticando-o, o que acabou me desanimando com a leitura. Mas, fico feliz que tenha gostado. A capa é linda!

    ResponderExcluir
  4. Já estou curiosa pra ler!
    Beijos, literarioetc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D